Símbolos da República de Pernambuco

Conheça um pouco dos símbolos de nossa pátria, e as pequenas modificações quais serão feitas.

A Bandeira da Nova República

 

A Bandeira separatista de pernambuco é similar a bandeira atual do Estado. Porém, possui 3 estrelas como sinonimo de nossa soberania.

Inicialmente, a bandeira original foi concebida com apenas uma estrela, e com a adesão da Paraíba e Rio Grande do Norte ao movimento de 1817, acabou ganhando mais duas estrelas. Mesmo que o movimento separatista atual de Pernambuco, não inclua Paraíba e Rio Grande do Norte, as estrelas restantes foram mantidas em respeito aos últimos momentos em que Pernambuco viu-se soberano.

As estrelas representam A Bravura, A Liberdade e O Amor à Pátria.

O tom do azul da bandeira separatista, remete-se ao tom azul original da bandeira de 1817, um tom celestial. 

O Brasão

 

   O brasão de Pernambuco foi oficializado pelo governador Alexandre Barbosa Lima, através da lei estadual nº 75 em 1895.

 

   Significado

 

  • Leão - bravura do povo pernambucano

  • Ramos de algodão e de cana-de-açúcar - riquezas

  • Sol - luz cintilante do Equador

  • Estrelas - municípios

 

   Ainda estão no brasão o mar e o farol de Recife.

Na faixa, aparecem as datas históricas mais importantes do estado: 1710 (Guerra dos Mascates), 1817 (Revolução Pernambucana), 1824 (Confederação do Equador) e *1889(Proclamação da República). 
 

* O Ano de 1889 será substituído pelo ano da independência de Pernambuco.

O Hino

 

   O Hino de Pernambuco foi composto no ano de 1908, e exalta as belezas, as conquistas históricas e o passado de batalhas do povo pernambucano. Tem letra de Oscar Brandão da Rocha e música de Nicolino Milano.

 

   É bastante conhecido pelos pernambucanos, pois, além de ser ensinado nas escolas, ele é frequentemente executado em eventos esportivos como futebol, Voleibol, Basquete e outros, além de ser tocado em peças publicitárias em todo o estado.

 

   No ano de 2002, o Governo do Estado de Pernambuco, em parceria com a Prefeitura do Recife e a Secretaria de Turismo do Estado, promoveu uma maior divulgação do hino através de sua regravação nos mais variados ritmos, como frevo, forró e manguebeat. Artistas consagrados como Alceu Valença, Dominguinhos, e Cannibal fizeram parte deste projeto.

 

* O trecho ao lado será modificado. A palvra Brasil será substituída por Recife ou outra palavra que seja relacionada a nossa verdadeira pátria.