GRUPO DE ESTUDO E AVALIAÇÃO DE
PERNAMBUCO
INDEPENDENTE
Símbolos da República de Pernambuco
Conheça um pouco dos símbolos de nossa pátria, e as pequenas modificações quais serão feitas.
A Bandeira da Nova República
A Bandeira separatista de pernambuco é similar a bandeira atual do Estado. Porém, possui 3 estrelas como sinonimo de nossa soberania.
Inicialmente, a bandeira original foi concebida com apenas uma estrela, e com a adesão da Paraíba e Rio Grande do Norte ao movimento de 1817, acabou ganhando mais duas estrelas. Mesmo que o movimento separatista atual de Pernambuco, não inclua Paraíba e Rio Grande do Norte, as estrelas restantes foram mantidas em respeito aos últimos momentos em que Pernambuco viu-se soberano.
As estrelas representam A Bravura, A Liberdade e O Amor à Pátria.
O tom do azul da bandeira separatista, remete-se ao tom azul original da bandeira de 1817, um tom celestial.
O Brasão
O brasão de Pernambuco foi oficializado pelo governador Alexandre Barbosa Lima, através da lei estadual nº 75 em 1895.
Significado
-
Leão - bravura do povo pernambucano
-
Ramos de algodão e de cana-de-açúcar - riquezas
-
Sol - luz cintilante do Equador
-
Estrelas - municípios
Ainda estão no brasão o mar e o farol de Recife.
Na faixa, aparecem as datas históricas mais importantes do estado: 1710 (Guerra dos Mascates), 1817 (Revolução Pernambucana), 1824 (Confederação do Equador) e *1889(Proclamação da República).
* O Ano de 1889 será substituído pelo ano da independência de Pernambuco.
O Hino
O Hino de Pernambuco foi composto no ano de 1908, e exalta as belezas, as conquistas históricas e o passado de batalhas do povo pernambucano. Tem letra de Oscar Brandão da Rocha e música de Nicolino Milano.
É bastante conhecido pelos pernambucanos, pois, além de ser ensinado nas escolas, ele é frequentemente executado em eventos esportivos como futebol, Voleibol, Basquete e outros, além de ser tocado em peças publicitárias em todo o estado.
No ano de 2002, o Governo do Estado de Pernambuco, em parceria com a Prefeitura do Recife e a Secretaria de Turismo do Estado, promoveu uma maior divulgação do hino através de sua regravação nos mais variados ritmos, como frevo, forró e manguebeat. Artistas consagrados como Alceu Valença, Dominguinhos, e Cannibal fizeram parte deste projeto.
* O trecho ao lado será modificado. A palvra Brasil será substituída por Recife ou outra palavra que seja relacionada a nossa verdadeira pátria.